geral

IPVA 2026: prazo para pagamento com desconto de 10% termina sexta (27)

Para quem optou pelo parcelamento em três vezes, a segunda parcela também vence na sexta-feira (27).

William Lopes24/02/2026 08:38
📊Como os leitores se sentiram:
Indisponível
Ouça esta notícia
Clique para ouvir
IPVA 2026: prazo para pagamento com desconto de 10% termina sexta (27)
Clique na imagem para visualizar em tamanho original

Leitura Rápida

Resumo criado pela IA do iPiauí e revisado pela equipe de redação.

Proprietários de veículos no Piauí têm até 27 de janeiro para pagar o IPVA 2026 com 10% de desconto.
A segunda parcela do parcelamento em três vezes vence em 27 de janeiro. A terceira parcela deve ser paga até.
A quitação do IPVA é necessária para renovar o licenciamento anual até 31.

Os proprietários de veículos no Piauí têm até sexta-feira (27) para pagar o IPVA 2026 em cota única com 10% de desconto. Após essa data, o imposto poderá ser quitado até 31 de março, sem o abatimento. Quem não pagar até o prazo final ficará em débito.


Para quem optou pelo parcelamento em três vezes, a segunda parcela também vence na sexta-feira (27). A terceira e última cota deve ser paga até 31 de março.


A quitação do IPVA é obrigatória para a renovação do licenciamento anual. A taxa de licenciamento deve ser paga até 31 de março, no site do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).


No estado, mais de 400 mil veículos devem recolher o imposto. Embora a base estadual registre 1,56 milhão de Renavams, 828 mil motocicletas são isentas por cilindrada e outros 282 mil veículos estão dispensados do pagamento por terem mais de 15 anos de fabricação.


O pagamento do IPVA pode ser feito no site da Secretaria da Fazenda do Piauí.


Solicitação de isenção

A solicitação de isenção do IPVA 2026 pode ser realizada de forma totalmente online, também por meio do site da Sefaz. O benefício é destinado a proprietários de veículos de transporte de cargas e Pessoas com Deficiência (PcD)s. Veículos com mais de 15 anos de fabricação, motocicletas de até 170 cilindradas e táxis são isentos automaticamente do imposto, não sendo necessária a abertura de processo para solicitação do benefício.


Para solicitar a isenção, o cidadão deve seguir os seguintes passos:

Acesse o site da Secretaria da Fazenda do Piauí: https://portal.sefaz.pi.gov.br/;

Na página inicial, role a tela até localizar a aba “SIATweb” e clique nela;

Você será direcionado para uma nova página. Nela, localize e clique na opção “Processo Eletrônico Tributário”;

Após o carregamento da página, no canto superior esquerdo da tela, clique na opção “Protocolo Eletrônico”;

Em seguida, selecione a opção “Abertura de Processo – Público”;

Na tela seguinte, escolha o tipo de assunto “Benefício para veículos automotores”;

Por fim, selecione o assunto correspondente e escolha o perfil de isenção no qual se enquadra.

Fonte: Cidade Verde


Como esta matéria te deixa?

Indisponível

Newsletter

Receba as notícias do iPiauí

Fique por dentro das principais notícias do dia direto no seu email.