politica

Salário mínimo de R$ 1.621 entra em vigor em 2026

O reajuste seguiu a política de valorização do salário mínimo, retomada em 2022.

William Lopes01/01/2026 12:26 2 min
📊Como os leitores se sentiram:
😊
0%
🤩
0%
😲
0%
Clique para ouvir0:00 / 0:00
Salário mínimo de R$ 1.621 entra em vigor em 2026
Clique na imagem para visualizar em tamanho original

Leitura Rápida

Resumo criado pela IA do iPiauí e revisado pela equipe de redação.

Entrou em vigor em 1º de fevereiro o novo salário mínimo de R$ 1.621, com aumento de 6,79% sobre R$ 1.518.
O reajuste seguiu a política de valorização com base no INPC de 4,18% e PIB de 3,4%, mas foi limitado a 2,5% acima.
O salário mínimo impacta aposentadorias, pensões e benefícios do INSS, afetando 61,9 milhões de brasileiros.

Entrou em vigor, nesta quinta-feira (1º), o novo salário mínimo, no valor de R$ 1.621. A quantia é 6,79% superior ao salário de R$ 1.518, que vigorou em 2025. Apesar de já estar valendo, o novo valor começará a ser depositado na conta dos trabalhadores apenas a partir de fevereiro, referente à folha de pagamento de janeiro.


O reajuste seguiu a política de valorização do salário mínimo, retomada em 2022. Pela regra, o reajuste anual deve se basear na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses até novembro (4,18%, no caso de 2025), mais a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores (3,4% em 2024).

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Com esses dois índices, o piso deveria ser reajustado para cerca de R$ 1.636. No entanto, o cálculo precisou seguir uma lei de 2024, que limita o reajuste a 2,5% acima da inflação no período de 2025 a 2030. Tal medida faz parte dos ajustes propostos pelo governo para adequar o crescimento do salário mínimo aos limites do arcabouço fiscal.


Além de servir de base para a remuneração dos trabalhadores, o salário mínimo estipula os valores para aposentadorias, pensões e outros auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como o seguro-desemprego e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O valor também influencia o pagamento da pensão alimentícia.


Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 61,9 milhões de brasileiros têm rendimento referenciado no salário mínimo. Com o reajuste para R$ 1.621,00, o incremento de renda na economia será de R$ 81,7 bilhões.

Fonte: Cidade Verde

Como esta matéria te deixa?

Newsletter

Receba as notícias do iPiauí

Fique por dentro das principais notícias do dia direto no seu email.